logo RCN
Esportes

Athletico-PR elimina Peñarol e Sul-Americana terá final brasileira

  • EBC -

?Assim como a Libertadores, a Copa Sul-Americana terá uma final 100% brasileira. Nesta quinta-feira (30), o Athletico-PR superou o Peñarol (Uruguai) por 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelas semifinais da competição. Há uma semana, no estádio Campeón del Siglo, na capital uruguaia Montevidéu, o Furacão já havia vencido por 2 a 1.

O Rubro-Negro paranaense retornará a Montevidéu no próximo dia 20 de novembro para decidir o título com o Red Bull Bragantino no Centenário. O tradicional estádio uruguaio também sediará a final da Libertadores uma semana depois, entre Palmeiras e Flamengo.

É a primeira vez que a Sul-Americana terá uma decisão envolvendo somente times brasileiros e a segunda em que a final reúne clubes do mesmo país. No ano passado, os argentinos Defensa y Justícia e Lanús fizeram o duelo que valeu a taça. O Defensa foi campeão ao vencer por 3 a 0 no estádio La Olla, em Assunção (Paraguai).

Campeão em 2018, o Athletico pode se igualar a Boca Juniors e Independiente e se tornar o maior vencedor do torneio ao lado da dupla argentina. O Bragantino, por sua vez, busca a primeira conquista continental na história. O Massa Bruta eliminou o Libertad (Paraguai) na outra semifinal.

O Peñarol teve a iniciativa no primeiro tempo e subiu as linhas para sufocar a saída de bola do Athletico. A equipe brasileira, porém, soube aproveitar os contra-ataques para responder aos uruguaios. Aos 23 minutos, David Terans partiu em velocidade pela direita, foi desarmado na pequena área, mas retomou a posse e rolou para o também meia Nikão bater no canto do goleiro Kevin Dawson, abrindo o placar.

Os visitantes não sentiram o gol. Na sequência, o goleiro Santos saiu mal da meta e Álvarez Martínez, de cabeça, mandou no travessão. Aos 28, o também atacante Agustín Canobbio foi derrubado na área em uma dividida com o volante Erick. O meia Pablo Ceppellini cobrou a penalidade no meio do gol e Santos defendeu, redimindo-se do lance anterior.

Na etapa final, apesar da disposição ofensiva, o Peñarol se desorganizou e pouco ameaçou a meta paranaense. O Athletico ditou o ritmo das ações, foi mais perigoso nas vezes em que foi ao ataque e liquidou a fatura aos 34 minutos, quando Nikão foi lançado pelo lateral Abner e abriu na esquerda para o atacante Pedro Rocha escapar da marcação e fuzilar as redes uruguaias.

O Athletico muda a chave neste domingo (3) para se concentrar no Campeonato Brasileiro. O Furacão enfrenta o Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 16h (horário de Brasília), pela 23ª rodada da competição. O duelo serve de prévia da semifinal da Copa do Brasil, que também reunirá os dois rubro-negros.

Equipe de basquete em cadeira de rodas de Joinville abre rodada do Estadual neste sábado Anterior

Equipe de basquete em cadeira de rodas de Joinville abre rodada do Estadual neste sábado

Bragantino alcança final da Copa Sul-Americana Próximo

Bragantino alcança final da Copa Sul-Americana

Deixe seu comentário